Textos completos disponíveis em português:
Livros:
- LEFFA, V. J. Língua estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2016.
- HEEMAN, Christiane; Leffa, Vilson J. Educação a Distância: a formação de comunidades virtuais de aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2013.
- LEFFA, Vilson J.; IRALA, Valesca Brasil (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014.
- LEFFA, J. Vilson. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolingüística. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1996 (Coleção Ensaios, 7) [Nota: com a mesma paginação do texto impresso]
- LEFFA, J. Vilson. (Org.). A interação na aprendizagem das línguas. 2. ed. Pelotas: Educat, 2006.
- LEFFA, J. Vilson. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2. ed. Pelotas: Educat, 2008.
- LEFFA, Vilson J. (Org.). Produção de materiais de ensino:
teoria e prática. 2. ed. Pelotas: Educat, 2008.
- LEFFA, Vilson J. (Org.).Pesquisa em lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006.
- LEFFA, Vilson J. (Org.). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem. Pelotas: Educat, 2000.
- LEFFA, Vilson J. (Org.). Autonomy in language learning. Porto Alegre: Ed. Universidade, UFRGS, 1994.
Resumos de apresentações:
Recursos Educacionais Abertos (Resumo em PDF)
Artigos:
- LEFFA, V. J. Quando mais é menos: a questão do produtivismo em pesquisa. In: Jonathas de Paula Chaguri; Jane
Cristina Beltramini Berto. (Org.). Pesquisas em história da educação e
linguística aplicada: novos olhares para o ensino de línguas no Brasil.
Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 447-467.
- LEFFA, V. J.; COSTA, R. A. ; BEVILÁQUA, A. F. O prazer da autoria na elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas. In: FINARDI, K. R.; TÍLIO, R.; BORGES, V; DELLAGNELO, A.; RAMOS FILHO, E.. (Org.). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2019, p. 267-297.
- LEFFA, Vilson J. Produção de Materiais para o Ensino de Línguas na Perspectiva do Design Crítico.
In: TAKAKI, Nara Hiroko; MONTE MOR, Walkyria. (Org.). Construções de
sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens.
Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 243-265.
- LEFFA, V. J. Uma outra aprendizagem é possível: colaboração em massa, recursos educacionais abertos e ensino de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, n. 2, p. 353-377, 2016.
- LEFFA, Vilson J.; DUARTE, G. B.; ALDA, L. S. A sala de aula invertida:
o que é e como se faz. In: JORDÃO, Clarissa Menezes. (Org.) A
linguística aplicada no brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes
Editores, 2016, p. 365-386.
- LEFFA, Vilson J. Conversa com Vilson J. Leffa.
In: SILVA, Kleber Aparecido da; ARAGÃO, Rodrigo Camargo (Org.).
Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios.
São Paulo: Pontes, 2013, p. 375-385.
- LEFFA, Vilson J. ReVEL na Escola: Ensinando a língua como um sistema adaptativo complexo. ReVEL, v. 14, n. 27, p. 1-12, 2016 [www.revel.inf.br].
- COSTA, R. A.; FIALHO, Vanessa Ribas; BEVILÁQUA, A. F.; LEFFA, V. J. Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no Brasil. Veredas (UFJF. Online), v. 20, p. 1-20, 2016.
- LEFFA, Vilson J. Autobiografia acadêmica.
Texto com base no memorial apresentado como requisito parcial para o
concurso de titular na UCPel em 14/10/2014. Adaptado para um estilo
mais informal; fotos acrescentadas.
- LEFFA, Vilson J. Identidade e aprendizagem de línguas. In: SILVA, K.A.; DANIEL, F. G.; KANEKO MARQUES, S.M.; SALOMAO, A. C. B.. (Orgs.). A Formação de Professores de Línguas-Novos Olhares-Vol. 2. São Paulo: Pontes, 2012, p. 51-81.
- IRALA, Valesca Brasil ; LEFFA, Vilson J. Passando a limpo o ensino de línguas: novas demandas, velhos problemas. In: Vilson J. LEFFA; Valesca B. IRALA. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014, p. 261-279
- LEFFA,
Vilson J.; IRALA, Valesca Brasil. O ensino de outra(s) língua(s) na
contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: Vilson J. LEFFA; Valesca B. IRALA. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014, p. 21-48.
- LEFFA, Vilson J.; FREIRE, M. M. Educação sem distância.
In: MAYRINK, M. F.; ALBUQUERQUE-COSTA, H.. (Orgs.). Ensino e
aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas,
2013, p. 13-38.
- LEFFA, Vilson J.; HEEMAN, Christiane. Decálogo do professor de EaD. In: TONELLI, Juliana Reichert Assunção; CHAGURI, Jonathas de Paula. (Orgs.). Espaço para reflexão sobre ensino de línguas. Maringá: Eduem, 2014, p. 19-37.
- LEFFA, Vilson J.; BOHN, H. I. ; DAMASCENO, V. D. ; Marzari, G. Q. Quando jogar é aprender: o videogame na sala de aula. Revista de Estudos da Linguagem, v. 20, p. 209-230, 2012.
- LEFFA, Vilson J.; Marzari, Gabriela Q. Design da página interativa na perspectiva da Semiótica Social. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 12, p. 495-516, 2012.
- THEISEN, J. M.; LEFFA, Vilson J. ; PINTO, C. M. A LEITURA DE IMAGENS NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS VISUAIS. Ciências & Letras (FAPA. Impresso), v. 2014, p. 105-119, 2014.
- LEFFA, Vilson J.; PINTO, C. M. APRENDIZAGEM COMO VÍCIO: O USO DE GAMES NA SALA DE AULA. (Con)textos Linguísticos, v. 8, p. 358-378, 2014.
- LEFFA, Vilson. J. Gamificação adaptativa para o ensino de línguas. In: Congresso Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. Buenos Aires. Anais, 2014, p. 1-12.
- LEFFA, Vilson J. Sistemas de autoria para a produção de objetos de aprendizagem. In: BRAGA, Junia (Org.). Integrando tecnologias no ensino de Inglês nos anos finais do Ensino Fundamental. São Paulo: Edições SM, 2012, p. 174-191. (Coleção Somos Mestres; PNBE do Professor, 2013).
- LEFFA, Vilson J. Ensino de línguas: passado, presente e futuro.Revista de Estudos da Linguagem. Vol. 20, n. 2, p. 389-411, jul/dez 2012.
- LEFFA, Vilson J. Interpretar não é compreender: um estudo preliminar sobre a interpretação de texto. In: LEFFA, Vilson J.; ERNST, Aracy. (Orgs.). Linguagens: metodologia de ensino e pesquisa. Pelotas: Educat, 2012, p. 253-269.
- LEFFA, Vilson J. Não tem mais sesta: gestão do tempo em cursos a distância. Letras & Letras. Vol. 25, n. 2, p. 145-162, jul/dez. 2009.
- LEFFA, Vilson J. Se mudo o mundo muda: ensino de línguas sob a perspectiva do emergentismo. Calidoscópio, Vol. 7, n. 1, p. 24-29, jan/abr 2009.
- LEFFA, Vilson. J. Vygotsky e o ciborgue. In: SCHETTINI, Rosemary H.; DAMIANOVIC, Maria Cristina; HAWI, Mona M.; SZUNDY, Paula Tatianne C.. (Orgs.). Vygotsky: uma revisita no início do século XXI. São Paulo: Andross Editora, 2009, p. 131-155.
- LEFFA, Vilson J.; VETROMILLE-CASTRO, Rafael. Texto, hipertexto e interatividade. Revista de Estudos da Linguagem. Vol. 16, n. 2, p. 165-192, jul/dez 2008.
- LEFFA, Vilson J. Malhação na sala de aula: o uso do
exercício no ensino de línguas. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte,v. 8, n. 1, p. 139-158, 2008.
- LEFFA,
Vilson J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In:
LEFFA, Vilson J. (Org.). Produção de materiais de ensino:
teoria e prática. 2. ed. Pelotas: EDUCAT, 2008, p. 15-41
- LEFFA, Vilson J. Pra que estudar inglês, profe?: Auto-exclusão em língua-estrangeira. Claritas, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 47-65, maio 2007.
- LEFFA, V. J. . A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: Vilson J. Leffa. (Org.). Pesquisa em lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006, p. 11-36.
- LEFFA, Vilson J. O dicionário eletrônico na construção do sentido em língua estrangeira . Cadernos de tradução , Florianópolis, n. 18, p. 319-340, 2006.
- LEFFA, Vilson J. Nem tudo que balança cai: Objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia. Cuiabá, v. 12, n. 2, p. 15-45, 2006
- LEFFA, V. J. Língua estrangeira hegemônica e solidariedade internacional.
In: KARWOSKI, Acir Mário; BONI, Valéria de Fátima Carvalho Vaz (Orgs.).
Tendências contemporâneas no ensino de inglês. União da Vitória, PR:
Kaygangue, 2006, p. 10-25.
- LEFFA, V. J. Uma ferramenta de autoria para o professor: o que é e o que que faz. Letras de Hoje. v. 41, no 144, p. 189-214, 2006.
- LEFFA, V. J. . Transdisciplinaridade no ensino de línguas: a perspectiva das Teorias da Complexidade.
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 6, n. 1, p. 27-49, 2006
- LEFFA, V. J. . Interação simulada: Um estudo da transposição da sala de aula para o ambiente virtual. In: Vilson J. Leffa. (Org.). A interação na aprendizagem das línguas. 2 ed. Pelotas: EDUCAT, 2006, v. 1, p. 181-218.
- LEFFA,
Vilson J. Interação virtual versus interação face
a face: o jogo de presenças e ausências.
Trabalho
apresentado no Congresso Internacional de Linguagem e Interação.
São Leopoldo: Unisinos, agosto de 2005.
-
LEFFA, Vilson J. O professor de línguas estrangeiras:
do corpo mole ao corpo dócil.
In: FREIRE,
Maximina M.; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira; BARCELOS, Ana Maria Ferreira.
(Org.). Lingüística Aplicada e contemporaneidade. São
Paulo: ALAB/Pontes, 2005, p. 203-218.
- LEFFA, V. J. Aprendizagem mediada
por computador à luz da Teoria da Atividade. Calidoscópio, São Leopoldo,
v. 3, n. 1, p. 21-30, 2005.
- LEFFA, V. J. Amo a ama mas a ama ama o amo: brincatividades com trava-línguas. Investigações: Lingüística e Teoria Literária. Recife: v.17, n.2, p.243-253, 2004.
- LEFFA,
Vilson J. Análise Automática da resposta do aluno em ambiente
virtual. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada.
Belo Horizonte: v.3, n.2, p.25 - 40, 2003.
- LEFFA,
Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN,
P. Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas
estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236.
- LEFFA,
Vilson J. O ensino do inglês no futuro: da dicotomia para a convergência.
In: STEVENS, Cristina Maria Teixeira; CUNHA, Maria Jandyra Cavalcanti (orgs.).
Caminhos e colheita: ensino e pesquisa na área de inglês
no Brasil. Brasília: Editora UnB, 2003. p. 225-250.
- LEFFA,
Vilson J. A língua portuguesa no novo milênio: a pesquisa como
fonte de conhecimento para o ensino. In: HENRIQUES, Cláudio Cezar;
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves (orgs.) Língua e transdisciplinaridade:
rumos, conexões, sentidos. São Paulo: Contexto, 2002, p. 25-42.
- LEFFA, V. J. . Quando menos é mais: a autonomia na aprendizagem de línguas. In:
Christine Nicolaides; Isabella Mozzillo; Lia Pachalski; Maristela
Machado; Vera Fernandes. (Org.). O desenvolvimento da autonomia no
ambiente de aprendizagem de línguas estrangeiras. Pelotas: UFPEL, 2003,
v. , p. 33-49.
- O
ensino de línguas estrangeiras nas comunidades virtuais. In: IV
SEMINÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, 2001, Goiânia. Anais
do IV Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia: UFG,
2002. v. 1, p. 95-108.
- Aspectos
políticos da formação do professor de línguas
estrangeiras. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). O professor de línguas
estrangeiras; construindo a profissão. Pelotas, 2001, v. 1, p.
333-355.
- O
texto em suporte eletrônico. DELTA - Revista de Documentação
de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São
Paulo, v. 17, n. especial, p. 121-136, 2001.
- Aspectos
externos e internos da aquisição lexical. In: LEFFA, Vilson
J. (Org.). As palavras e sua companhia; o léxico na aprendizagem.
Pelotas, 2000, v. 1, p. 15-44.
- Como
escrevem os que ensinam a escrever: Análise da produção
textual de professores de língua portuguesa. Letras, Santa
Maria, RS, n. 17, p. 67-92, 2000.
- A
Lingüística Aplicada e seu compromisso com a sociedade. Trabalho
apresentado no VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplica.
Belo Horizonte: UFMG, 7-11 de outubro de 2001.
-
-
-
- A
resolução da ambigüidade lexical sem apoio do conhecimento de mundo. Intercâmbio.
São Paulo, PUC : v. 6, Parte I, p. 869-889, 1996.
- Fatores
da compreensão na leitura. Cadernos do IL, Porto Alegre, v.15, n.15,
p.143-159, 1996
- A
universidade e sua influência no ensino de 1o e 2o graus Trabalho
apresentado na 47a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso
da Ciência. São Luís, 09-14 de agosto de 1995, p.176.
(Resumo)
- O
processo de auto-revisão na produção do texto em língua estrangeira. Trabalho
apresentado na 46a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso
da Ciência. Vitória, 17 a 22 de julho de 1994. p. 447 (Resumo).
- Determinação
sócio-lingüística do conceito de leitura. Trabalho apresentado na 46a
Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Vitória, 17 a 22 de julho de 1994. p. 447 (Resumo).
- Evolucão
do conceito de leitura em alunos da 2a à 8a série. Anais. IX Encontro
Nacional da ANPOLL. Caxambu, MG, 12 a 16 de junho de 1994, p. 113-115.
- O
ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas,
APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.
- A
resolução da anáfora no processamento da língua
natural (Relatório de pesquisa)