Textos completos
disponíveis em português:
Livros:
- LEFFA,
V. J. Língua estrangeira: ensino e aprendizagem.
Pelotas: EDUCAT, 2016.
- HEEMAN,
Christiane; Leffa, Vilson J. Educação a Distância: a formação
de comunidades virtuais de aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2013.
- LEFFA,
Vilson J.; IRALA, Valesca Brasil (Orgs.). Uma espiadinha na sala
de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas:
Educat, 2014.
- LEFFA, J.
Vilson. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolingüística.
Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1996 (Coleção Ensaios, 7) [Nota: com a mesma paginação do texto impresso]
- LEFFA,
J. Vilson. (Org.). A interação na aprendizagem das línguas.
2. ed. Pelotas: Educat, 2006.
- LEFFA,
J. Vilson. (Org.). O professor de línguas estrangeiras:
construindo a profissão. 2. ed. Pelotas: Educat, 2008.
- LEFFA, Vilson J. (Org.). Produção
de materiais de ensino: teoria e prática. 2. ed.
Pelotas: Educat, 2008.
- LEFFA, Vilson J. (Org.).Pesquisa
em lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas:
Educat, 2006.
- LEFFA, Vilson J. (Org.).
As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem.
Pelotas: Educat, 2000.
- LEFFA, Vilson J. (Org.).
Autonomy in language learning. Porto Alegre: Ed.
Universidade, UFRGS, 1994.
Resumos de
apresentações:
Recursos Educacionais Abertos
(Resumo em PDF)
Artigos:
-
LEFFA, V. J.
Gamificação no ensino de línguas. Perspectiva. v. 38, n.
2, p. 01-14, 2020.
- LEFFA,
V. J. A língua inglesa e eu: quando desejar é aprender. In: Flávius
Almeida dos Anjos. (Org.). Língua inglesa em foco: experiências de
aprendizagem e ensino. Cruz das Almas, BA: UFBR, 2020, v. 1, p. 199-209.
-
LEFFA, V. J.; BEVILÁQUA, A. F.
Aprendizagem ergódica: a busca do hipertexto responsivo no ensino de
línguas. Revista Língua & Literatura (Online), v. 21,
p. 99-117, 2019.
- LEFFA, V. J.
Quando mais é menos: a questão do produtivismo em pesquisa. In:
Jonathas de Paula Chaguri; Jane Cristina Beltramini Berto. (Org.). Pesquisas
em história da educação e linguística aplicada: novos olhares para
o ensino de línguas no Brasil. Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 447-467.
- LEFFA,
V. J.; COSTA, R. A. ; BEVILÁQUA, A. F. O prazer da autoria na
elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas. In:
FINARDI, K. R.; TÍLIO, R.; BORGES, V; DELLAGNELO, A.; RAMOS FILHO, E..
(Org.). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas:
Pontes, 2019, p. 267-297.
- LEFFA, Vilson J. Produção
de Materiais para o Ensino de Línguas na Perspectiva do Design Crítico.
In: TAKAKI, Nara Hiroko; MONTE MOR, Walkyria. (Org.). Construções de
sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens.
Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 243-265.
- LEFFA, V. J. Uma
outra aprendizagem é possível: colaboração em massa, recursos
educacionais abertos e ensino de línguas. Trabalhos em
Linguística Aplicada, v. 55, n. 2, p. 353-377, 2016.
- LEFFA,
Vilson J.; DUARTE, G. B.; ALDA, L. S. A sala de aula invertida: o
que é e como se faz. In: JORDÃO, Clarissa Menezes. (Org.) A linguística
aplicada no brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes Editores, 2016,
p. 365-386.
- LEFFA,
Vilson J. Conversa com Vilson J. Leffa.
In: SILVA, Kleber Aparecido da; ARAGÃO, Rodrigo Camargo (Org.).
Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios.
São Paulo: Pontes, 2013, p. 375-385.
- LEFFA,
Vilson J. ReVEL na Escola: Ensinando a língua como um sistema
adaptativo complexo. ReVEL, v. 14, n. 27, p. 1-12, 2016
[www.revel.inf.br].
- COSTA, R. A.; FIALHO, Vanessa Ribas; BEVILÁQUA, A. F.;
LEFFA, V. J. Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos
Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no
Brasil. Veredas (UFJF. Online), v. 20, p. 1-20, 2016.
- LEFFA,
Vilson J. Autobiografia acadêmica.
Texto com base no memorial apresentado como requisito parcial para o
concurso de titular na UCPel em 14/10/2014. Adaptado para um estilo
mais informal; fotos acrescentadas.
- LEFFA,
Vilson J. Identidade e aprendizagem de línguas. In: SILVA, K.A.;
DANIEL, F. G.; KANEKO MARQUES, S.M.; SALOMAO, A. C. B.. (Orgs.). A
Formação de Professores de Línguas-Novos Olhares-Vol. 2. São
Paulo: Pontes, 2012, p. 51-81.
- IRALA,
Valesca Brasil ; LEFFA, Vilson J. Passando a limpo o ensino de línguas:
novas demandas, velhos problemas. In: Vilson J. LEFFA; Valesca B.
IRALA. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando
línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014, p. 261-279
- LEFFA,
Vilson J.; IRALA, Valesca Brasil. O ensino de outra(s) língua(s) na
contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: Vilson
J. LEFFA; Valesca B. IRALA. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula:
ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014, p. 21-48.
- LEFFA,
Vilson J.; FREIRE, M. M. Educação sem distância.
In: MAYRINK, M. F.; ALBUQUERQUE-COSTA, H.. (Orgs.). Ensino e
aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas,
2013, p. 13-38.
- LEFFA,
Vilson J.; HEEMAN, Christiane. Decálogo do professor de EaD. In:
TONELLI, Juliana Reichert Assunção; CHAGURI, Jonathas de Paula.
(Orgs.). Espaço para reflexão sobre ensino de línguas.
Maringá: Eduem, 2014, p. 19-37.
- LEFFA,
Vilson J.; BOHN, H. I. ; DAMASCENO, V. D. ; Marzari, G. Q. Quando jogar
é aprender: o videogame na sala de aula. Revista de Estudos da
Linguagem, v. 20, p. 209-230, 2012.
- LEFFA,
Vilson J.; Marzari, Gabriela Q. Design da página interativa na
perspectiva da Semiótica Social. Linguagem em (Dis)curso
(Impresso), v. 12, p. 495-516, 2012.
- THEISEN,
J. M.; LEFFA, Vilson J. ; PINTO, C. M. A LEITURA DE IMAGENS NA
PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS VISUAIS. Ciências & Letras (FAPA.
Impresso), v. 2014, p. 105-119, 2014.
- LEFFA,
Vilson J.; PINTO, C. M. APRENDIZAGEM COMO VÍCIO: O USO DE GAMES NA SALA
DE AULA. (Con)textos Linguísticos, v. 8, p. 358-378, 2014.
- LEFFA, Vilson. J.
Gamificação adaptativa para o ensino de línguas. In: Congresso
Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação.
Buenos Aires. Anais, 2014, p. 1-12.
- LEFFA,
Vilson J. Sistemas de autoria para a produção de objetos de aprendizagem.
In: BRAGA, Junia (Org.). Integrando tecnologias no ensino de
Inglês nos anos finais do Ensino Fundamental. São Paulo: Edições
SM, 2012, p. 174-191. (Coleção Somos Mestres; PNBE do Professor, 2013).
- LEFFA,
Vilson J. Ensino de línguas: passado, presente e futuro.Revista
de Estudos da Linguagem. Vol. 20, n. 2, p. 389-411, jul/dez 2012.
- LEFFA,
Vilson J. Interpretar não é compreender: um estudo preliminar sobre a
interpretação de texto. In: LEFFA, Vilson J.; ERNST, Aracy.
(Orgs.). Linguagens: metodologia de ensino e pesquisa.
Pelotas: Educat, 2012, p. 253-269.
- LEFFA, Vilson J.
Não tem mais sesta: gestão do tempo em cursos a distância. Letras
& Letras. Vol. 25, n. 2, p. 145-162, jul/dez. 2009.
- LEFFA,
Vilson J. Se mudo o mundo muda: ensino de línguas sob a perspectiva do
emergentismo. Calidoscópio, Vol. 7, n. 1, p. 24-29,
jan/abr 2009.
- LEFFA,
Vilson. J. Vygotsky e o ciborgue. In: SCHETTINI, Rosemary H.;
DAMIANOVIC, Maria Cristina; HAWI, Mona M.; SZUNDY, Paula Tatianne C..
(Orgs.). Vygotsky: uma revisita no início do século XXI.
São Paulo: Andross Editora, 2009, p. 131-155.
- LEFFA,
Vilson J.; VETROMILLE-CASTRO, Rafael. Texto, hipertexto e
interatividade. Revista de Estudos da Linguagem. Vol. 16,
n. 2, p. 165-192, jul/dez 2008.
- LEFFA,
Vilson J. Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de
línguas. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo
Horizonte,v. 8, n. 1, p. 139-158, 2008.
- LEFFA, Vilson J. Como produzir materiais
para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). Produção
de materiais de ensino: teoria e prática. 2. ed. Pelotas: EDUCAT,
2008, p. 15-41
- LEFFA,
Vilson J. Pra que estudar inglês, profe?: Auto-exclusão em
língua-estrangeira. Claritas, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 47-65,
maio 2007.
- LEFFA, V.
J. . A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: Vilson
J. Leffa. (Org.). Pesquisa em lingüística Aplicada: temas e métodos.
Pelotas: Educat, 2006, p. 11-36.
- LEFFA,
Vilson J. O dicionário eletrônico na construção do sentido em língua
estrangeira . Cadernos de tradução , Florianópolis, n.
18, p. 319-340, 2006.
- LEFFA,
Vilson J. Nem tudo que balança cai: Objetos de aprendizagem no ensino
de línguas. Polifonia. Cuiabá, v. 12, n. 2, p. 15-45, 2006
- LEFFA, V. J.
Língua estrangeira hegemônica e solidariedade internacional.
In: KARWOSKI, Acir Mário; BONI, Valéria de Fátima Carvalho Vaz (Orgs.).
Tendências contemporâneas no ensino de inglês. União da Vitória, PR:
Kaygangue, 2006, p. 10-25.
- LEFFA, V. J. Uma
ferramenta de autoria para o professor: o que é e o que que faz. Letras
de Hoje. v. 41, no 144, p. 189-214, 2006.
- LEFFA, V. J. .
Transdisciplinaridade no ensino de línguas: a perspectiva das Teorias
da Complexidade. Revista Brasileira
de Lingüística Aplicada, v. 6, n. 1, p. 27-49, 2006
- LEFFA, V.
J. . Interação simulada: Um estudo da transposição da sala de aula para
o ambiente virtual. In: Vilson J. Leffa. (Org.). A interação
na aprendizagem das línguas. 2 ed. Pelotas: EDUCAT, 2006, v. 1, p.
181-218.
- LEFFA, Vilson J.
Interação virtual versus interação face a face: o jogo de presenças e
ausências.
Trabalho apresentado no Congresso Internacional de Linguagem
e Interação. São Leopoldo: Unisinos, agosto de 2005.
- LEFFA, Vilson J. O professor
de línguas estrangeiras: do corpo mole ao corpo dócil. In: FREIRE, Maximina
M.; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira; BARCELOS, Ana Maria Ferreira. (Org.).
Lingüística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo: ALAB/Pontes,
2005, p. 203-218.
- LEFFA, V. J.
Aprendizagem mediada por computador à luz da Teoria da Atividade. Calidoscópio,
São Leopoldo, v. 3, n. 1, p. 21-30, 2005.
- LEFFA, V. J. Amo a ama mas a ama ama o
amo: brincatividades com trava-línguas. Investigações:
Lingüística e Teoria Literária. Recife: v.17, n.2, p.243-253, 2004.
- LEFFA, Vilson J. Análise
Automática da resposta do aluno em ambiente virtual. Revista
Brasileira de Lingüística Aplicada. Belo Horizonte: v.3, n.2, p.25
- 40, 2003.
- LEFFA, Vilson J.
Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P.
Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras.
Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236.
- LEFFA, Vilson J. O ensino do
inglês no futuro: da dicotomia para a convergência. In: STEVENS,
Cristina Maria Teixeira; CUNHA, Maria Jandyra Cavalcanti (orgs.). Caminhos
e colheita: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil.
Brasília: Editora UnB, 2003. p. 225-250.
- LEFFA, Vilson J. A língua
portuguesa no novo milênio: a pesquisa como fonte de conhecimento para
o ensino. In: HENRIQUES, Cláudio Cezar; PEREIRA, Maria Teresa
Gonçalves (orgs.) Língua e transdisciplinaridade: rumos,
conexões, sentidos. São Paulo: Contexto, 2002, p. 25-42.
- LEFFA, V. J. . Quando menos é mais: a autonomia na
aprendizagem de línguas. In:
Christine Nicolaides; Isabella Mozzillo; Lia Pachalski; Maristela
Machado; Vera Fernandes. (Org.). O desenvolvimento da autonomia no
ambiente de aprendizagem de línguas estrangeiras. Pelotas: UFPEL, 2003,
v. , p. 33-49.
- O ensino de línguas estrangeiras nas
comunidades virtuais. In: IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS,
2001, Goiânia. Anais do IV Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia:
UFG, 2002. v. 1, p. 95-108.
-
Aspectos políticos da formação do
professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). O
professor de línguas estrangeiras; construindo a profissão.
Pelotas, 2001, v. 1, p.
333-355.
-
O texto em suporte eletrônico.
DELTA - Revista de Documentação de Estudos em Lingüística
Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 17, n. especial, p. 121-136, 2001.
- Aspectos externos e internos da
aquisição lexical. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). As palavras e
sua companhia; o léxico na aprendizagem. Pelotas, 2000, v. 1, p.
15-44.
- Como escrevem os que ensinam a
escrever: Análise da produção textual de professores de língua
portuguesa. Letras, Santa Maria, RS, n. 17, p. 67-92, 2000.
- A Lingüística Aplicada e seu
compromisso com a sociedade. Trabalho apresentado no VI Congresso
Brasileiro de Lingüística Aplica. Belo Horizonte: UFMG, 7-11 de outubro
de 2001.
-
-
-
- A resolução da ambigüidade lexical sem
apoio do conhecimento de mundo. Intercâmbio. São
Paulo, PUC : v. 6, Parte I, p. 869-889, 1996.
- Fatores da compreensão na leitura. Cadernos
do IL, Porto Alegre, v.15, n.15, p.143-159, 1996
- A universidade e sua influência no ensino de
1o e 2o graus Trabalho apresentado na 47a Reunião da Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência. São Luís, 09-14 de agosto de
1995, p.176. (Resumo)
- O processo de auto-revisão na produção do
texto em língua estrangeira. Trabalho apresentado na 46a Reunião da
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Vitória, 17 a 22 de
julho de 1994. p. 447 (Resumo).
- Determinação sócio-lingüística do conceito
de leitura. Trabalho apresentado na 46a Reunião da Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência. Vitória, 17 a 22 de julho de
1994. p. 447 (Resumo).
- Evolucão do conceito de leitura em
alunos da 2a à 8a série. Anais. IX Encontro Nacional da
ANPOLL. Caxambu, MG, 12 a 16 de junho de 1994, p. 113-115.
- O ensino de línguas estrangeiras no
contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24,
1999.
- A resolução da anáfora no
processamento da língua natural (Relatório de pesquisa)