- JOÃO PESSOA-PB
SUMÁRIO
A/F
(Ordem alfabética pelos autores)
LEITURA E ESCRITA: O QUE DIZER DO DESEMPENHO
DO ALUNO DE LETRAS NA APREENSÃO DO GÊNERO EDITORIAL?
Abuêndia Padilha PINTO – UFPE
O ENSINO DE L2 E CULTURA PARA O DESENVOLVIMENTO
DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL:
UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR
Adelaide P de Oliveira – UNEB
PRESSUPOSIÇÃO E SENTIDO
Adrete Grenfell – UFES
FONTES HISTÓRICAS: O JORNAL COMO FONTE
Adriana Alves Farias Lima - PUC/SP
Viviane Dias dos Santos - PUC/SP
LEITURA NO AMBIENTE VIRTUAL
Adriana Alves Farias Lima – PUC/SP
ENSINO DO PORTUGUÊS COMO L2 PARA SURDOS:
AÇÕES PROPOSITIVAS
Adriana Di Donato – UFPB
OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LEITURA E
DE PRODUÇÃO DE TEXTO NAS AULAS
DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO NÍVEL SUPERIOR
Adriana Morais Jales de LIMA – UERN
DIFERENCIAÇÃO SEMÂNTICA E SINONÍMIA
Adriana Zavaglia – USP
Marion Celli – PG-USP
RELAÇÃO ENTRE TERMINOLOGIA
E LITERATURA NO CONTEXTO DA TRADUÇÃO
Adriana Zavaglia – USP
Aina C. C. S. Nascimeto – PG/USP
ANÁLISE QUANTITATIVA DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS SOCIAIS
NO PROCESSO DE VARIAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS
PRETÔNICAS NO FALAR DO TOCANTINENSE
Adriano Carlos de MOURA – IF-TO
PERFIL DIALETOLÓGICO DOS AMBIENTES
VIRTUAIS DE COMUNICAÇÃO: PECULIARIDADES FONÉTICAS
DE FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO LUDOVICENSE E
ARARAQUARENSE – CONSTRUÇÃO DO CORPUS
Agenor ALMEIDA FILHO – UNESP/Araraquara
IDENTIFICAÇÃO/SUBJETIVAÇÃO
DO ÍNDIO XAVANTE NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS/MT –
ALTERIDADE IRREDUTÍVEL?
Águeda Aparecida da Cruz Borges - UFMT- Campus do Araguaia/DINTER-UNICAMP/UNEMAT/CAPES/ CNPq
SOFTWARE, O LUGAR DA INSCRIÇÃO DA ESCRITA
EM AMBIENTE DIGITAL
Aguinaldo Souza – UFPE
RADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE:
O CASO DO FILME FRANCÊS O FABULOSO DESTINO
DE AMÉLIE POULAIN TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS
Aída Carla Rangel de Sousa - UFRN
João Gomes da Silva Neto – UFRN
A NATUREZA DE ELEMENTO GERADO POR MOVIMENTO DO SUJEITO
COM A FUNÇÃO DE TÓPICO NO PORTUGUÊS CLÁSSICO:
MUDANÇA NA DIACRONIA
Alba Verôna Brito Gibrail – UNICAMP
A RESENHA EM SET: UMA ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO
DO CONECTIVO MAS NO GÊNERO RESENHA
Alcione da Silva Santos – UFCG
INFOINCLUSÃO:
DISCURSOS E PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO DO PROFESSOR
Alcione Rodrigues Pires – UNIFRAN
Maria Regina Momesso de Oliveira – UNIFRAN
CIRANDA DOS SABORES:
DA DOÇARIA PORTUGUESA ÀS MESAS POPULARES
Alessandra Gomes Coutinho FERREIRA – UFPB
Beliza Áurea de Arruda MELLO – PROLING/UFPB
MORFOSSINTAXE E MORFOFONOLOGIA DAS
FORMAS NOMINAIS EM -NTE DO PORTUGUÊS DO BRASIL
Alessandro Boechat de Medeiros, USP
NAS FASES ARCAICA E MODERNA DO PORTUGUÊS:
A QUESTÃO DOS USOS E FUNCIONAMENTOS DOS ARTIGOS
Alex Batista Lins - UFBA/Prohpor/Geling
A TERMINOLOGIA DO DIREITO PREVIDENCIÁRIO:
SEU RECONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO
Alexandra Feldekircher Müller – PPGLET/UFRGS-CNPq
¿PARA QUIÉN ESCRIBO? REFLEXIONES SOBRE LA INDICACIÓN
DEL INTERLOCUTOR EN LAS PROPUESTAS DE
PRODUCCIÓN TEXTUAL EN LOS LIBROS DIDÁCTICOS DE
ESPAÑOL INSTRUMENTAL
Alexandro Teixeira Gomes – UFPI
A CATEGORIA ‘PARTICÍPIO’ E QUESTÕES ADJACENTES
Alina Villalva – FLUL e CLUL
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL NO
SAMBA A PARTIR DE RELAÇÕES METADISCURSIVAS
Aline Fabíola Freitas Mendes – UFC
A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES NA PUBLICIDADE
E OS MECANISMOS DE INDIVIDUALIZAÇÃO DO SUJEITO
NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Aline Fernandes de Azevedo – IEL-UNICAMP
A MEMÓRIA IDEOLÓGICA E A IMAGEM FEMININA
NAS PROPAGANDAS DE AGUARDENTE DE CANA PITÚ
Alixandra Guedes – UEPB
LINGUAGEM: UMA COLCHA DE METÁFORAS
Alvanira Barros – UFPB
AFROS COM ESTILO E MUITA RAÇA:
DA LINGUAGEM DO CABELO CRESPO NA PRODUÇÃO
DE IDENTIDADES NEGRAS
Amanda Batista BRAGA – UFPB
UM PANORAMA DA CONSTRUÇÃO
GESTUAL DO BEBÊ AO LONGO DO PRIMEIRO ANO DE VIDA
Amanda Lameiro de Aragão – IC/CNPq/UFPB
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante – CNPq/UFPB
A EXPRESSÃO DO PASSADO IMPERFECTIVO
NA OBRA DOS CRONISTAS FERNÃO LOPES E DUARTE GALVÃO
Amanda Matos Santos – UFS
Eliana dos Santos Silva de Carvalho – UFS
O DISCURSO SOBRE O ÍNDIO NA MÍDIA ATUAL
Amílcar Machado Profeta Filho – ETFTO - Palmas
AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS CEGAS
Ana Lúcia do Nascimento – UNICAP
Wanilda Maria Alves Cavalcanti – UNICAP
O ALÇAMENTO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS
NA ESCRITA DE CRIANÇAS RECIFENSES
Ana Carla Estellita Vogeley - UFPE/UFPB
Dermeval da Hora –UFPB
A GLOBALIZAÇÃO DA LINGUAGEM NO CIBERESPAÇO:
UMA APROXIMAÇÃO FALA/ESCRITA POR
MEIO DOS PROCESSOS FONOLÓGICOS
Ana Christina Souto Maior – UEPB
TEXTOS MULTIMODAIS EM SALA DE AULA:
UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DA LEITURA
Ana Cláudia Soares Pinto
AVALIANDO A LEITURA EM SOFTWARES EDUCATIVOS
Ana Cristina Barbosa da Silva – UPE/UFPE
O HUMOR NO GÊNERO “COLUNA DE
VARIEDADES”, DE JOSÉ SIMÃO
Ana Cristina Carmelino – UNIFRAN
Maria Flávia Figueiredo – UNIFRAN
O SIGNIFICADO NAS INTERFACES EXTERNAS E INTERNAS
Ana Ibaños – PUCRS
Jorge Campos – PUCRS
AS VOZES VERBAIS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA
REGÊNCIA E LIGAÇÃO: UMA ANÁLISE DE MANUAIS
DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Ana Márcia Martins da Silva – PUCRS
ESTABELECIMENTO DE EQUIVALÊNCIAS EM
TERMINOLOGIA MULTILÍNGÜE NO CAMPO DA ASTRONOMIA
Ana Maria Ribeiro de Jesus – USP
Ieda Maria Alves – USP
AS PROPAGANDAS DE CERVEJA:
UMA ANÁLISE DO DISCURSO MASCULINO
Ana Paula Ferreira da Silva - UNIVERSO
Lílian Jordão Pessoa Duarte - UNIVERSO
AS SEGMENTAÇÕES NÃO-CONVENCIONAIS DA ESCRITA:
A INFLUÊNCIA DO TROQUEU SILÁBICO
Ana Paula Nobre da Cunha – CAPES – FAE/UFPel
Ana Ruth Moresco Miranda – PPGE – FAE/UFPel
O QUE IMPEDE A BOA FORMAÇÃO DE
SENTENÇAS COM “NÃO” E “TODO”?
Ana Paula Quadros Gomes – DL/FFLCH/USP/CNPq
AS PROPOSTAS DE INOVAÇÃO DO ENSINO
DE GRAMÁTICA EM TEXTOS OFICIAIS
Ana Sílvia Moço Aparício- USCS
ESTRATÉGIAS INTERTEXTUAIS E SUBJETIVIDADE
EM RESENHAS ACADÊMICAS
Ana Virgínia Lima da Silva – UFMG
DE QUEM É ESTE TEXTO? OU, A REALIZAÇÃO
DA MORTE DO AUTOR PELOS SITES WIKI
André Alexandre Padilha Leitão – CEFET/PE – Uned Ipojuca
FORMAÇÃO DE COMPOSTOS NOMINAIS DE BASE LIVRE
DO PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE COGNITIVA
André Luiz Faria – UESB/UFRJ
RESSILABAÇÃO NO APAGAMENTO DA VOGAL
POSTÔNICA NÃO-FINAL
André Pedro da Silva -UFPB/UEPB/UVA
Dermeval da Hora - UFPB/CNPq
MODALIZAÇÃO, AUTO-IMAGENS E
HETERO-IMAGENS EM PUBLICIDADES TURÍSTICAS
SOBRE PORTUGAL, FRANÇA E ROMÉNIA
Andreea Teletin – Univ. “Al. I. Cuza” de Iaşi,
Roménia/ Univ. Paris 8, França
A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DE INSTITUIÇÕES
BANCÁRIAS NA MÍDIA: ITAÚ PERSONNALITÉ
E BANCO DO BRASIL
Andréia Nogueira Ferreira – UNIFRAN
Mª Silvia Olivi Louzada – UNIFRAN
ATIVIDADES DE ESCRITA NA ESCOLA:
REESCRITA TEXTUAL NA CONSTRUÇAO DE SENTIDOS
Andressa Allyne Araújo de LIMA – UFPB
Regina Celi Mendes PEREIRA –UFPB
PRÁTICAS DOCENTES DE GÊNEROS TEXTUAIS:
UMA PROPOSTA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
Andressa Peres Teixeira – UFJF
Helena Marques Soares – UFJF
O EU MATERNO EM TRÊS INSTÂNCIAS:
DESLOCAMENTOS NA DIALOGIA MÃE-BEBÊ
Andressa Toscano Moura de Caldas Barros – PIBIC/UFPB/CNPq
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante – UFPB/CNPq
EVIDÊNCIAS ‘SUBJETIVAS’: O ESQUECIMENTO
A PARTIR DO QUAL SE INVERTE A PIRÂMIDE NO
DISCURSO JORNALÍSTICO
Angela de Aguiar Araújo – IEL/UNICAMP
MEMÓRIA E HISTÓRIA:
POLÍTICAS DE SILENCIAMENTO LINGÜÍSTICO
Angela Derlise Stübe NETTO - UNC/SC
PESQUISAS COM BASE NO CORPUS DE
FALA ESPONTÂNEA: C-ORAL-ROM
Annita Gullo – UFRJ
A INTERPRETAÇÃO DAS ANÁFORAS INDIRETAS
E ASSOCIATIVAS: OS NÍVEIS DE INFERÊNCIA
E A TEORIA DA ACESSIBILIDADE
Antonia Suele de Souza Alves – UFC
PATRIMONIO, MULTILINGÜISMO Y ESTADO:
RETOS Y MÉTODOS PARA EL DISEÑO DE
POLÍTICAS LINGÜÍSTICAS EN MÉXICO
Mtro. H. Antonio García Zúñiga – INAH
Georganne Weller Ford – INALI
AS RELAÇÕES DE PODER NO
DISCURSO MIDIÁTICO: UM OLHAR SOBRE O
FUNCIONAMENTO DAS SOCIEDADES DE CONTROLE
Antonio Genário Pinheiro dos Santos – UERN
Maria Eliza Freitas do Nascimento – UERN
REVISITANDO O TERRITÓRIO DA AD FRANCESA
Antonio Roberto Faustino da Costa – UEPB
Mirian de Albuquerque Aquino – UFPB
INCLUIR PARA EXCLUIR? UM ESTUDO DOS EFEITOS DE SENTIDO EM TORNO DO DISCURSO DA INCLUSÃO SOCIAL NO
PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS - PROJOVEM
Argus Romero Abreu de Morais – FUNCAP/ PPGL-UFC
“APOCALIPSE JA!”. “A TERRA ESTA NO LIMITE” OU
“A IDEIA DE SALVAR O PLANETA TRIUNFOU”? VEJA:
OS DISCURSOS AMBIENTAIS DA REVISTA
DE MAIOR CIRCULA?AO DO PAIS.
Ariane Carla Pereira Fernandes – UNICENTRO
PROPRIEDADES PROSÓDICAS DA FALA
DIRIGIDA À CRIANÇA COMO PISTAS DISTINTIVAS DA
POSIÇÃO DO ADJETIVO DENTRO DO DP
Azussa Matsuoka - UFJF
Maria Cristina Lobo Name - UFJF
O USO DAS FORMAS DE TRATAMENTO
NA REGIÃO DO CARIRI-CE
Bárbara Olímpia Ramos de Melo – UESPI/ UFC/CNPq
Maria Elias Soares – UFC
O ATRAVESSAMENTO DO DISCURSO DO OUTRO
NAS RUPTURAS DISLÉXICAS
Beatriz Helena Vieira Maranghetti FERRIOLLI – UNAERP/SP
SABORES AMBULANTES NAS CIDADES:
DO GOSTO ORAL À GULA DAS VOZES
Beliza Áurea de Arruda Mello – Proling/ UFPB
IDEOLOGIA/INCONSCIENTE:
ENTRE A TRABALHADORA E A MÃE
Belmira Magalhães – UFAL
GÊNEROS TEXTUAIS EM SUPORTE DIGITAL:
OS GÊNEROS DO ORKUT
Benedito Gomes Bezerra – UPE
INSTABILIZAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO REFERENCIAL –
UMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA DISCURSIVA
Bruno Diego de Resende Castro – UFPI/ Pibic
ADJETIVOS NEOLÓGICOS EM UM CORPUS
DA IMPRENSA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Bruno Oliveira Maroneze – USP
AS CONSTRUÇÕES DE OBJETO DUPLO
NO PORTUGUÊS AFRO-BRASILEIRO
Camila Ferreira de Mello – UFBA
Dante Lucchesi – UFBA/CNPq
ANÁLISE DE ATIVIDADES DO THEMEN AKTUELL –
UMA DISCUSSÃO SOBRE TAREFAS E ENSINO DE LE.
Carine Haupt – UFT
UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DA CONSTITUIÇÃO DA
AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS
Carla da Silva Lima – UESB/UNICAMP
RECATEGORIZAÇÕES EM “DEPOIMENTOS
DO ORKUT”: SOBRE O USO ANAFÓRICO DE
EXPRESSÕES NOMINAIS INDEFINIDAS
Carla Edila Santos da Rosa Silveira – PG/UFPR
PROCESSO DE LENIÇÃO NAS LÍNGUAS INDÍGENAS
MAKUXI E TAUREPANG
Carla Maria Cunha – UFRN
PAPEL DOS EMOTICONS EM FÓRUNS EDUCACIONAIS:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Carla Poennia Gadelha Soares - UFC
Júlio César Araújo – UFC
LIGAÇÕES PERIGOSAS E A CONSTRUÇÃO DE
PERSONAGENS LIBERTINOS NA TELA
Carlos Augusto Viana da Silva -UFC
OLHARES SOBRE TOM ZÉ: ANÁLISE
SEMIÓTICA DA CANÇÃO TODOS OS OLHOS
Carlos Jáuregui - UFMG
ESCRITA E SUBJETIVIDADE NA VELHICE:
TRAÇOS CONSTITUTIVOS DE MEMÓRIA E
IDENTIDADE PELO TESTEMUNHO EM NARRATIVAS
Carme ReginaSCHONS –UPF
Evandra GRIGOLETTO – UFPE
TRANSMIGRANTES: UMA IDENTIDADE
MULTIPLAMENTE REFERENCIADA
Carmelice Aires Paim dos Santos – UNICAMP
A INSTAURAÇÃO DA CRIANÇA NA LINGUAGEM:
UM ESTUDO ENUNCIATIVO
Carmem Luci da Costa Silva - UFRGS
ENTRE CUIDADOS COM O CORPO E REGIMES DE
DIZIBILIDADES: A CONSTITUIÇÃO DE
SUBJETIVIDADES DE PROFESSORES NA MÍDIA EDUCATIVA
Carmen Brunelli de Moura – UFRN
PERSISTÊNCIA DE UMA LÍNGUA NO TURPILÓQUIO
Carmen Maria Faggion – UCS
O PAPEL DAS FRONTEIRAS PROSÓDICAS NA
RESTRIÇÃO DO PROCESSAMENTO SINTÁTICO
Carolina Garcia de Carvalho Silva – UFJF/CAPES
Maria Cristina Lobo Name – UFJF
A COLOCAÇÃO PRONOMINAL À LUZ DAS RELAÇÕES
ENTRE A VARIAÇÃO E MUDANÇA
LINGUÍSTICAS E GÊNEROS TEXTUAIS
Caroline Carnielli Biazolli – UNESP
CONTEXTUALIZANDO O CONTEXTO:
DA EXTERIORIDADE ESTRUTURALISTA AO
CONCEITO FUNDAMENTAL NA SEMIÓTICA SOCIAL
Cássia Helena Pereira Lima - UFMG
Záira Bomfante dos Santos- UFMG
ESTILOS DE FALA E MANEJO DE PERSONAS:
SOBRE O PROCESSO DE ESTILIZAÇÃO PARÓDICA
EM ESQUETES DE HUMOR
Cássia Michela Alves Nogueira – Capes/PG-IEL/Unicamp
SOCIOLINGÜÍSTICA E TEXTO: POR UMA ALFABETIZAÇÃO
CULTURALMENTE INTEGRADA
Catarina de Sena Sirqueira M. da Costa – UFPI
DA FALA PARA A ESCRITA: A REPRESENTAÇÃO DAS
ESTRUTURAS SILÁBICAS NA ESCRITA INICIAL
Cátia de Azevedo Fronza – UNISINOS
Caroline Sampietro – UNISINOS/ UNIBIC
Lidiane Dinnebier – UNISINOS/BIC FAPERGS
O DISCURSO DO LIVRO DIDÁTICO:
UMA ANÁLISE DE SUA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM
Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva - UnP
João Gomes da Silva Neto - UFRN
O VOCABULÁRIO SISALEIRO DE
CONCEIÇÃO DO COITÉ E ADJACÊNCIAS
Celina Márcia de Souza Abbade - UNEB/UCSAL
DISCURSO E MEMÓRIA: MULHER POLÍTICA
ENCENADA NA MÍDIA
Celma Oliveira Prado – PPG/Uesb/Capes
Maria da Conceição Fonseca-Silva – Uesb/Fapesb)
[pakehladu]: O PAPEL DO LÉXICO E DO CONTEXTO FONÉTICO NO ENFRAQUECIMENTO DA FRICATIVA EM CODA
Christina Abreu Gomes – UFRJ/CNPq
Marcelo Alexandre S. Lopes de Melo – UFRJ
O USO DO “TU” E DO “VOCÊ”:
UM ESTUDO DA REALIDADE SOCIOLINGUÍSTICA
DO PORTUGUÊS FALADO NO MARANHÃO
Cibelle Corrêa Béliche Alves – UFC/Projeto ALiMA
MEMÓRIA DISCURSIVA E CONSTITUIÇÃO
DA IDENTIDADE NACIONAL
Cid Ivan da Costa Carvalho - PPGL/UERN e GEDUERN
OS DÉFICITS DE PROCESSAMENTO FONOLÓGICO
SUJACENTES AO ACESSO LEXICAL
NA DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO
Clara Oliveira Esteves – UFRJ
Christina Abreu Gomes – UFRJ
A MULHER NAS CAPAS DE CDS DA BANDA
AVIÕES DO FORRÓ: UMA ANÁLISE VISUAL
DA REPRESENTAÇÃO FEMININA
Cláudia Caminha Lopes Rodrigues - UFPB
Danielle Barbosa Lins de Almeida - UFPB
CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS EM ALGUMAS
PLACAS DE TRÂNSITO EDUCATIVAS
Claudia Lucia Lessa Paschoal – IF-TO/UFPB
UM CRUZEIRO NA FALA DE SALVADOR:
A RETOMADA ANAFÓRICA DO OBJETO
DIRETO DE TERCEIRA PESSOA
Cláudia Norete Novais Luz – UNEB
AS REPRESENTAÇÕES E AS CONSTRUÇÕES
DE SIGNIFICADOS EM DUAS
NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS:
UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL
Cláudia Regina Ponciano FERNANDES – UFPB
SOBRE O PARÂMETRO EPP NA GRAMÁTICA UNIVERSAL
E A NATUREZA DOS EXPLETIVOS EM
CONSTRUÇÕES INACUSATIVAS
Cláudia Roberta Tavares Silva – UFRPE
PÊCHEUX E BAKHTIN EM CONTRAPONTO –
MARXISMO E LINGÜÍSTICA EM QUESTÃO
Claudiana Narzetti – UNESP-Araraquara/FAPEAM
UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL
DA REPRESENTAÇÃO DA CATEGORIA GRAMATICAL
DE SUJEITO EM TÍTULOS DE NOTÍCIAS
Cleber Ataíde – UFPB
Maria de Fátima Benício de Melo – UFPB
CONSIDERAÇÕES SOBRE TECNOLOGIA E
FUNCIONAMENTO DOS GÊNEROS DIGITAIS
Cleber Pacheco Guimarães – UFPE
CERVO TERMISUL: IMPLANTAÇÃO DAS BASES TEXTUAIS
Cleci Regina Bevilacqua – UFRGS
Maria José Bocorny Finatto – UFRGS
Anna Maria Becker Maciel – UFRGS
Patrícia Chittoni Ramos Reuillard – UFRGS
CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E
ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
Clécida Maria Bezerra Bessa – PROLING /UFPB
LÉXICO TERMINOLÓGICO NO CANTEIRO DE OBRA:
\INTERAÇÃO E VARIAÇÃO
Cleide Lemes da Silva Cruz – CEFET/MT
CARACTERÍSTICAS ESPECTRAIS E DE DURAÇÃO
DOS EXEMPLARES VOCÁLICOS ANTERIORES
DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DO
INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
Clerton Luiz Felix Barboza –UERN
A MANIFESTAÇÃO DA EVIDENCIALIDADE NAS MONOGRAFIAS
DO PORTUGUÊS BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
Cláudia Ramos Carioca – GEF/FUNCAP/PPGL/UFC
A LINGUAGEM POPULAR NA OBRA DE ARTHUR
AZEVEDO: O AMOR PELOS ANEXINS
Conceição de Maria de Araujo Ramos – UFMA
José de Ribamar Mendes Bezerra – UFMA
Maria de Fátima Sopas Rocha – UFMA
QUESTÕES DA LINGUAGEM EM OUTRA
CENA: O LOGRO IMAGINÁRIO
Coraci Helena do Prado – IEL/Unicamp, CAJ/UFG
A RETEXTUALIZAÇÃO EM MONOGRAFIAS DE
GRADUADOS E ESPECIALISTAS
Crígina Cibelle PEREIRA – PPgEL/UFRN
GÊNERO DIGITAL EMERGENTE:
ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO COMPOSICIONAL DO
CHAT DIRIGIDO PARA A ESFERA EDUCACIONAL
Crisciene Lara BARBOSA-PAIVA – PG/UNESP
Ucy SOTO – UNESP
GÊNERO E AÇÃO NA NARRAÇÃO ESPORTIVA
DE UMA PARTIDA DE FUTEBOL
Cristiane Alvarenga Rocha – PUC MINAS
A LÍNGUA NO IMAGINÁRIO DA INTERNET:
DUAS EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA ESCRITA
Cristiane Dias – Labeurb/Nudecri/Unicamp
A AULA DE LEITURA COMO GÊNERO INTERATIVO
Cristiane Marinho da Costa – PROLING-UFPB
A REFERENCIAÇÃO E O DISCURSO JURÍDICO
Cristiane Paniagua de Souza Palaro – PUC-SP
A MULHER DE ONTEM, HOJE E SEMPRE
Adriana Alves Farias Lima – PUC-SP
Cristiane Paniagua de Souza Palaro – PUC-SP
CLITICIZAÇÃO FONOLÓGICA EM VARIEDADE
BRASILEIRA DO PORTUGUÊS
Cristina Márcia Monteiro de Lima Corrêa – UFRJ
POR UM DIÁLOGO ENTRE BAKHTIN E LABOV
Cristine Gorski Severo – UFSCar
GRAMATICALIZAÇÃO DE TER, NO PORTUGUÊS,
E AVERE, NO ITALIANO: UM ESTUDO COMPARATIVO
Cynthia Elias de Leles Vilaça – UFMG
A ÁREA SEMÂNTICA CORPO HUMANO:
ASPECTOS DO LÉXICO EM CAPITAIS
DO NORTE E DO SUL DO BRASIL
Daiane Cunha dos Santos – UFBA/CNPq
A MODALIZAÇÃO AUTOMÍMICA EM TEXTOS
PUBLICITÁRIOS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE HISTÓRICA
Daniel Vitor da Silveira da Costa – Pibic/CNPq – UFPB
Ana Cristina de Sousa Aldrigue – PROLING - UFPB
TUPINISMOS NA LÍNGUA FALADA NAS CAPITAIS
DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO
CUMENTADOS PELO PROJETO ALIB
Daniela de Souza Silva – PIBIC/UFMS)
Aparecida Negri Isquerdo – UFMS/CNPq
PRODUÇÃO ESCRITA:
UMA REFLEXÃO SOBRE O PONTO DE VISTA DO ALUNO
Daniele Tavares Figueira – UEPB
Tatiana Fernandes Sant’ana – UEPB
CATEGORIAS DE AGRUPAMENTO DOS GÊNEROS
TEXTUAIS/DISCURSIVOS EM LIVROS
DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Danielly Vieira Inô Espíndula – UEPB / Campus VI
A AQUISIÇÃO DA LÍNGUAGEM ORAL EM INDIVÍDUOS
NEO-FALANTES DE LÍNGUA MATERNA
Dannytza Serra Gomes – PPGL/UFC/CAPES
DESLOCAMENTO DO CONCEITO DE FAMÍLIA NO GÊNERO
DE DIVULGAÇÃO DE SENTENÇAS JURÍDICAS:
UM OLHAR PARA AS UNIÕES HOMOAFETIVAS
Danúbia Barros CORDEIRO – PROLING /UFPB
ASPECTOS DA INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E
PROFESSOR NAS AULAS DE CONVERSAÇÃO
EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Denise Barros Weiss – FJF
“EM MACAU SE FALA PORTUGUÊS...”?
ANÁLISE DISCURSIVA DOS ‘MATERIAIS LINGUAREIROS’
E DOS PROCESSOS DE FRICÇÃO LINGUÍSTICO-CULTURAIS
EM UMA BABEL DO ORIENTE: PERSPECTIVAS
EM POLÍTICA LINGUÍSTICA
Denise Pacheco – Universidade de Macau
CONVERSAR É PRECISO: MESA DE CONVERSAÇÃO
EM PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMO
ESTRATÉGIA DIDÁTICA NAS
SITUAÇÕES DE FRICÇÕES CULTURAIS
Denise Pacheco – Universidade de Macau
Ricardo Moutinho Rodrigues da Silva – Universidade de Macau
O DISTANCIAMENTO PROTOTÍPICAS DO ITEM
TAL NA FALA PESSOENSE DAS FUNÇÕES
Denísia Oliveira Albuquerque de ALMEIDA –UFPB/PROLING
A CONSTRUÇÃO DO REFERENTE DISCURSIVO “LULA”
EM EDITORIAIS DE JORNAL
Digenário Pessoa de Sousa – UFPI
Láfity dos Santos Silva – UFPI
PELEJA VIRTUAL:
UM NOVO GÊNERO (DIGITAL) DA POESIA POPULAR
Doralice Pereira de Santana -UNICAP
Marígia Ana de Moura Aguiar – UNICAP
INDÍGENAS NACIONALES: VARIANTES
LINGÜÍSTICAS DE MÉXICO CON SUS
AUTODENOMINACIONES Y
REFERENCIAS GEOESTADÍSTICAS
Georganne Weller Ford
Directora de Políticas Lingüísticas
Instituto Nacional de Lenguas Indígenas
México, D.F., México
O CONTATO ENTRE LÍNGUAS PRÓXIMAS
E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O PROCESSO
DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE L2
Edenize Ponzo Peres – UFCG
Cristina Bongestab – UEPB
ASPECTOS DA AQUISIÇÃO DE VERBOS
(SEMI-) AUXILIARES NO PORTUGUÊS EUROPEU
Ediene Pena Ferreira - UFPA
A ARBITRARIEDADE DO SIGNO
Edilma de Lucena Catanduba - UFPB
UMA ANÁLISE SOCIOINTERACIONISTA DO
GÊNERO MEMORANDO: USOS, FUNÇÕES E REGULARIDADE
Edivânia Luiz de ALMEIDA – PROLING/UFPB
O GENERO ARTIGO DE OPINIÃO EM SALA DE AULA:
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Edmar Peixoto de Lima – UERN
A REDUÇÃO DE PROPAROXÍTONAS
NO SERTÃO DE PERNAMBUCO:
ESTUDO COM BASE EM DADOS DO ALISPE
Edmilson José de Sá - AESA-CESA
A PARTICIPAÇÃO DAS CATEGORIAS PESSOA
E TEMPO NA CONSTRUÇÃO/INTERPRETAÇÃO
DO REFERENTE ESPETÁCULO POLÍTICO
Edna Aparecida Lisboa Soares – FAP e PUCMinas
SER E TER: A RELAÇÃO ENTRE A IDENTIDADE E
A POSSE DA TERRA EM CURIAÚ
Edna dos Santos Oliveira - EAP
MODALIZAÇÃO AUTONÍMICA COMO MARCA
DE RUPTURA DO DIZER: ANALISE DAS
CARTAS DE UM ALUNO “PSICÓTICO”
Eduardo Calil - PPGE/PPGLL/UFAL
Cristina Felipeto - UNCISAL
Joaceri Merlin - PPGE/UFAL
MEMÓRIA E CENOGRAFIA EM “SANTINHOS” POLÍTICOS
Edvania Gomes da Silva - UESB
A GRAMÁTICA DE CASTRO E O ENSINO
DE INGLÊS NO BRASIL (1809-1827)
Elaine Maria Santos – UFS
Luiz Eduardo Oliveira – UFS
FALA, VITÓRIA! - A VARIAÇÃO DO IMPERATIVO
EM VITÓRIA/ES E SUA POSIÇÃO NO CENÁRIO NACIONAL
Elaine Meireles Evangelista – UFES
AQUISIÇÃO DE ESPANHOL COMO
LÍNGUA ESTRANGEIRA: OS EFEITOS
DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA A LONGO PRAZO
Elena Ortiz Preuss - UFG
Ingrid Finger – UFRGS
PROCESSOS DE TRADUÇÃO INTRALINGUAL
Eliana Amarante de Mendonça Mendes - UFMG
ORALIDADE E CULTURA ESCRITA:
CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NARRATIVAS POTIGUARA
Eliane Bezerra Paiva – UFPB
METÁFORAS CONCEPTUAIS RELATIVAS
AO ATO DE ESCREVER
Eliane Ferraz Alves – PROLING/UFPB
Tatiana Lopes Rodrigues – PIBIC/UFPB
SUPERFÍCIE E IMANÊNCIA DISCURSIVA
EM CAMPO GERAL, DE GUIMARÃES ROSA
Eliane Soares de Lima - USP
O DISCURSO DA MUNDIALIZAÇÃO DA
LÍNGUA INGLESA EM LIVROS
DIDÁTICOS USADOS NA ESCOLA PÚBLICA
Elias Ribeiro da Silva - DLA/IEL/UNICAMP
ENSINO DE LEITURA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA
Élida Conceição Santos Cruz - UFS
Lêda Corrêa- UFS
O PAPEL DA INTERAÇÃO NA AQUISIÇÃO
DA LIBRAS: UM ESTUDO PILOTO QUE COMPARA
O DESEMPENHO DE SURDOS GÊMEOS E DUAS
OUTRAS CRIAN ÇAS SURDAS DE PAIS OUVINTES
COM UMA CRIAN ÇA SURDA DE PAIS SURDOS
Elidéa Lúcia Almeida Bernardino – UFMG
SEMINÁRIO ACADÊMICO E SEQÜÊNCIA
DIDÁTICA: UMA ANÁLISE SÓCIO-DISCURSIVA
DA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL
Eliete Correia dos Santos - UEPB
Maria de Fátima Almeida - UFPB
DA TABERNA AO PALÁCIO: A LINGUAGEM
DESESTABILIZADORA DE FALSTAFF EM HENRIQUE IV
Elinês de Albuquerque V. e Oliveira – UFPB
O DISCURSO ARGUMENTATIVO NA
PUBLICIDADE SOCIAL RELACIONADA
COM HOSPITAIS FILANTRÓPICOS EM RECIFE,
PERNAMBUCO:UMA ANÁLISE VERBO-VISUAL
Elisa Barreto – UNICAP
Moab Acioli – UNICAP
A IMPLEMENTAÇÃO DA PALATALIZAÇÃO DAS OCLUSIVAS
ALVEOLARES NO PORTUGUÊS BRASILEIRO:
REDE SOCIAL E IDEOLOGIA
Elisa Battisti – UCS/CNPq
Adalberto Ayjara Dornelles Filho – UCS
João Ignacio Pires Lucas – UCS
MEMÓRIAS: UM ESPELHO DA CULTURA E DA HISTÓRIA
Elisangela Maria da Silva – UNICAP
Marígia Ana de Moura Aguiar – UNICAP-CNPq
HIPERMODALIDADE NA INTERAÇÃO VIRTUAL:
DO EMOTICON AO BUDDYPOKE
Elisângela Oliveira Viana – UFC
Lucas Lima de Vasconcelos – UFC
Júlio César Araújo – UFC
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL:
AS VIBRANTES INTERVOCÁLICAS E EM ENCONTROS
CONSONANTAIS, EM CRIANÇAS DA CRECHE-ESCOLA
DO CAMPUS I DA UFPB
Eliza Viegas Brilhante da Nóbrega – PROLING/UFPB
EVENTO DE ORALIDADE E DE LETRAMENTO
DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Elizabeth Cardoso Rodrigues Vieira – UFPI
A PRODUÇÃO DE PALESTRAS NA REDAÇÃO
DE VESTIBULAR DA UFCG 2007:
INFLUÊNCIA DE LETRAMENTOS
Elizabeth Maria da Silva - UFCG
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO
SUJEITO/LÍNGUA DIVIDIDA,
PELO VIÉS DA HIPERCORREÇÃO
Elizete Beatriz Azambuja – UEG/DINTER/UNEMAT/CAPES/UNICAMP
EQUÍVOCOS EM ESCRITA DE ADOLESCENTES
(IN)FAMES: MATERIALIDADES DA LÍNGUA E DA
ALÍNGUA NO DISCURSO SOBRE A INCLUSÃO
Elzira Yoko Uyeno - UNITAU
CANÇÕES INFANTIS BRASILEIRAS:
ANÁLISE DO DISCURSO E INFLUÊNCIAS EM SUA FORMAÇÃO.
Emanoel Barbosa de Sousa-UFPI
Francisco das Chagas Melo dos Santos - UFPI
AS IDENTIDADES HOMOSSEXUAIS DA CIDADE DE
JOÃO PESSOA NO TEXTO PUBLICITÁRIO
Emanoel Raiff Gomes da Nóbrega Filho – PROLING/UFPB
Maria Regina Baracuhy Leite – PROLING/UFPB
O USO VARIÁVEL DA REGÊNCIA DO
VERBO IR DE MOVIMENTO DAS FORMAS
A/PARA NO GÊNERO ENTREVISTA
Emanuele Pereira da Silva - UEPB
MODOS DE SUGJETIVAÇÃO DO
FEMININO NA MIDIA IMPRESSA
Emilia Maria Ferreira Gomes - UEPB
O PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O ENSINO
DA ARGUMENTAÇÃO: ESTRATÉGIAS (IN)VIÁVEIS
PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA
ARGUMENTATIVA DOS ALUNOS
Enilda Cabral Barreto - UFPB
A FIGURA DO SUJEITO AUTOR:
ANÁLISE CRITICA DO DISCURSO
EM PRODUÇÕES DE TEXTOS
Erika Fernandes de Souza – UEPB
Teresa Neuma de Farias Campina – UEPB
DISCURSOS SOBRE A LEITURA EM VINHETAS DA GLOBO
Erislane Rodrigues RIBEIRO – CAC/UFG
A MODALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA:
DA PROPOSIÇÃO AO TEXTO
Erivaldo Pereira do Nascimento - UFPB/Proling
GÊNEROS TEXTUAIS E TEXTUALIDADE
EM MATERIAIS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ester Maria de Figueiredo Souza - UESB
METÁFORA E CATEGORIZAÇÃO
NA PERCEPÇÃO DA REALIDADE
Estêvão Domingos Soares de Oliveira - UFPB/PIBIC
Jan Edson Rodrigues Leite- UFPB/CNPQ
A ORGANIZAÇÃO CONSTITUTIVA DO
GÊNERO ENTREVISTA EM REVISTAS E JORNAIS
Evana Izabely Ribeiro de Souza – UFPE
Abuêndia Padilha Peixoto Pinto – UFPE
PROSODIZAÇÃO DE CLÍTICOS EM LATIM
CLÁSSICO: REFLEXÃO EM TORNO DO
GRUPO CLÍTICO FIGURANDO NA HIERARQUIA PROSÓDICA
Evellyne Patrícia Figueiredo de Sousa Costa - PUCRS
A ICONICIDADE, DA SEMIÓTICA À LINGÜÍSTICA:
SITUAÇÃO DO PROBLEMA
Expedito Ferraz Júnior - UFPB
Paula Frassinetti Lima Ferraz - UFPB
A ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS DE OPINIÃO
NO ÂMBITO DO JORNAL ESCOLAR: A RELAÇÃO
ATIVIDADE DE LINGUAGEM, GÊNERO E
CONHECIMENTO ARQUITEXTUAL
Fábio Delano Vidal Carneiro - UFC/FA7
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin - PPGL/UFC
AS VICISSITUDES DO PRONOME “TUDO”:
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Fabíola Barreto Gonçalves – UFRN
Maria Alice Tavares – UFRN/CNPq
OS DESAFIOS DA ESCOLARIZAÇÃO:
LEITURAS DE UM IMPRESSO DE RPG
Thomas Massao Fairchild – UFPA
COMO LIDAR COM A (RE)ESCRITA NA LÍNGUA ESTRANGEIRA?
Fatiha Dechicha Parahyba – UFPE
PRÁTICAS DE LEITURA:
A INTERAÇÃO AUTOR/LEITOR/TEXTO NA ESCAOLA
Maria de Fátima Almeida - UFPB /PROLING
UMA ABORDAGEM DIALÓGICA DO
DISCURSO DE PROFESSORAS DA EJA
SOBRE A PROPOSTA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO
MEC E DA AÇÃO EDUCATIVA
Fátima Maria Elias Ramos – UFCG/UFPE
Dóris de Arruda C. da Cunha – UFPE/CNPq
IDENTIDADE NEGRA: ESTUDO SEMÂNTICO-LEXICAL
DO CANCIONEIRO DA COMUNIDADE
QUILOMBOLA CAIANA DOS
CRIOULOS – ALAGOA GRANDE-PB
Fernanda Barboza de Lima - UFPb
A ORGANIZAÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DO
GÊNERO TEXTUAL SENTENÇA JURÍDICA PELO VIÉS DA
SIMPLIFICAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA
Fernanda Isabela 0liveira FREITAS – UFPB
DISLÉXICOS, NÃO DISLÉXICOS E SEM DIFICULDADE:
O QUE É NORMAL NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA?
Fernanda Maria Pereira Freire - NIED/UNICAMP
PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DO
CORDELISTA: O POETA NO CORDEL
Fernanda Moraes D`OLIVO– EL/UNICAMP
RESTRIÇÕES SOCIAIS QUE NORTEIAM A
PRODUÇÃO DO GERÚNDIO NO NORDESTE:
CONFRONTO ENTRE PARAÍBA E PERNAMBUCO
Fernando José do Amaral - CESA
PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E SUAS
LEITURAS: HISTÓRIA, MEMÓRIA E A
(DES) CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Filomena Elaine Paiva Assolini – FFCLRP/ USP
MUNDO DO NARRAR: DISCUSSÕES TEÓRICAS E APLICAÇÕES
Flávia Cristina Candido de Oliveira – UFC- PPGL / GETEME
A ATIVIDADE DE LEITURA NAS
AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Françoise Simone G. F de Ooliveira – UFPB
Samoel Clementino da Silva– UPB
O FENÔMENO PALATIZAÇÃO EM
LOCALIDADES RURAL E URBANA
DA REGIÃO DO PARAGUAÇU – BAHIA
Franciane Rocha - EFS
Norma Lúcia F. de Almeida - UEFS
LINGUÍSTICA APLICADA:
definição, ética e diário reflexivo
Francielho Alves Barreto – PROLING/UFPB
A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO:
DO VERBAL AO VISUAL
Francisca Maria de Mélo – UEPB/UFPB
VERSATILIDADE E PLASTICIDADE REGRADA
NO GÊNERO RESUMO EM EVENTOS
Francisco Alves Filho - UFPI
AS MUDANÇAS NA ESTRUTURA TEXTUAL
DE ANÚNCIOS DE VENDA
DOS SÉCULOS XIX E XX EM JORNAIS DO CEARÁ
Francisco Auricélio Rodrigues Dias - UFC
IMPLICATURAS CONVERSACIONAIS NOS
CONTEXTOS DE USO DE AÍ MARCADOR DE
ESPECIFICIDADE DE SINTAGMAS NOMINAIS
INDEFINIDOS: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA
Francisco Wildson Confessor – UFRN |